Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Côrte? O que é isso?

Paz geração eleita do Senhor!


Imagem da Web
O assunto de hoje é uma alternativa ao namoro, conhecida como CÔRTE.
A palavra vem de cortejar, o que é um termo mais usual: "toda menina deseja ser cortejada...", essa palavra "cortejada" tem como significado cuidar de outra pessoa de maneira delicada, ser cortês, demonstrar educação e gentileza, galantear, ou seja, faz parte da conquista, pois quando desejamos namorar alguém é preciso conquistá-lo antes.

Mas então o que seria côrte? 
Bem, côrte nada mais é que um relacionamento entre um casal de namorados, onde há concordância e comprometimento em abster-se de intimidades físicas, e guardar-se dos beijos na boca, passadas de mãos pelo corpo e amassos, deixando para usufruí-los no casamento.
Para alguns, isso não passa de uma loucura, mas falando por experiência própria, é maravilhoso, os beijos e amassos são substituídos por diálogo, e nada melhor do que conhecer seu caráter, sua história e seus projetos de vida (isso só é possível através de muito diálogo), para saber se a pessoa que está ao seu lado é a ideal, se combina e se enquadra nos requisitos para ser futuro cônjuge.

O momento correto para conhecer o interior de uma pessoa é durante o namoro, o conhecimento físico/exterior só deveria vir depois, com o casamento, mas o que acontece hoje em dia, é que a maioria dos casais invertem a ordem e depois vivem um casamento frustrado, pois não conheciam os projetos, a forma de pensar do outro, e entram "de gaiato" em um casamento, que é algo sério e deveria ser eterno. 
"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Mateus 19:6

Um casamento feliz vai muito além de beijos, carícias e sexo, é pautado em amor, compreensão, cumplicidade e foco em um objetivo comum. Grande parte das pessoas não se casariam se conhecessem melhor o coração da outra, e isso evitaria uma grande tristeza para o coração de Deus, o divórcio.
"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel" Malaquias 2:16A

Conheço um casal que viveram um conflito que poderia ter sido evitado através de mais diálogo durante o namoro, ela tinha o sonho de se casar e morar em um local que proporcionasse a ela a oportunidade de estudar e trabalhar como enfermeira, era um desejo enorme, porém ela não sabia que ele não concordava que a mulher que fosse sua esposa trabalhasse fora, mas essa questão não foi levantada durante o namoro, falta de diálogo sobre os sonhos e pensamentos sobre o futuro, e ela nunca estudou, tão pouco realizou o sonho de ser uma enfermeira, pra não abrir mão do casamento e da família que haviam formado.